Vacina de HPV: Confira bons motivos para imunizar sua filha e seu filho
O vírus HPV é um grande desafio de saúde pública, causando verrugas genitais e complicações mais sérias como diversos tipos de câncer. A melhor forma de prevenção continua sendo a vacinação. Confira no texto abaixo como e porque vale a pena se proteger com a vacinação.
Entendendo o HPV e a Prevenção
O Papiloma Vírus Humano (HPV) é altamente contagioso, principalmente transmitido por contato sexual. Apesar de muitos não desenvolverem sintomas, o vírus pode evoluir para verrugas genitais, o chamado condiloma acuminado e para cânceres de ânus, pênis, faringe, garganta e, mais notoriamente, o câncer de colo de útero. A vacinação se mostra essencial tanto para meninas quanto para meninos.
Por Que Vacinar Seu Filho?
A vacina quadrivalente é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas e meninos de 9 a 14 anos de idade. Nos últimos anos também se tornou disponível no Brasil a vacina nonavalente, disponível na rede privada, oferecendo uma proteção ainda mais abrangente. A vacina nonavalente protege contra nove tipos de HPV, cobrindo cepas adicionais que podem causar cânceres e verrugas genitais. Ela é indicada para meninos e meninas de 9 a 45 anos, com um esquema de duas ou três doses, dependendo da idade.
A vacina HPV é utilizada mundialmente e demonstrou ser segura e eficaz. Os efeitos colaterais são geralmente leves, como dor e vermelhidão no local da aplicação.O principal objetivo da vacinação é erradicar o câncer de colo de útero, isso mesmo, é uma vacina capaz de prevenir um dos principais cânceres que atingem mulheres em todo o mundo (Palmer, Tim J et al. “Invasive cervical cancer incidence following bivalent human papillomavirus vaccination: a population-based observational study of age at immunization, dose, and deprivation.” Journal of the National Cancer Institute. 22 Jan. 2024).
Conclusão
Vacinar seu filho contra o HPV não é apenas uma medida de proteção individual, mas também um passo importante na luta contra as doenças relacionadas a este vírus. Com a disponibilidade da vacina nonavalente no Brasil, temos agora uma ferramenta ainda mais eficaz para prevenir o HPV e suas consequências graves. Seja através da vacina disponibilizada pelo SUS, seja pela da rede particular, não deixe de se vacinar ou vacinar os seus filhos! Se proteja!